fbpx

Desafio do Sal é o mais novo motivo de alerta para os pais

Desafio do Sal

O Desafio do Sal é a mais nova “brincadeira” que surgiu na internet e que tem preocupado pais e médicos devido aos seus riscos.

Mamães, o nosso assunto de hoje é um conteúdo que está viralizando na internet e que pode trazer riscos para a saúde do seu filho. 

Existe na internet um aplicativo muito famoso chamado TikTok. Basicamente este app é uma rede social de vídeos curtos que está crescendo muito a cada mês. E, dentre estes vídeos, vira e mexe surgem certos desafios postados por pessoas comuns ou influenciadores digitais, onde muitas crianças acabam assistindo e até mesmo gravando este desafio para poder também postar nas redes sociais. 

Um desses desafios recentes, por exemplo, foi o “Quebra-Crânio”. Você chegou a conhecer essa “brincadeira”?

Consistia em um desafio onde haviam três pessoas alinhadas de frente para a câmera, onde as duas das laterais davam um salto e, quando a do meio iria imitá-los, pulando também, levava uma rasteira em pleno ar. 

Tal desafio, além de ser triste, pode ser fatal.

E agora, surgiu um novo desafio no Tiktok que está viralizando, o “Desafio do Sal”. Nele, crianças são desafiadas a comerem um pote de sal. Acredita?

Apesar de parecer inofensivo, visto que o sal está presente em nossa culinária, este desafio pode ser muito prejudicial. Quando ingerido em grandes quantidades, o sal pode trazer sérios riscos à saúde. Além de desconfortos como tonturas, desidratação e até vômitos, grandes quantidades de sal pode trazer risco de doenças de curto e longo prazo, podendo até mesmo ser fatal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a quantidade máxima de sal que uma pessoa deve consumir por dia é o equivalente a uma colher de chá. Por aí já podemos perceber que um pote excede em muito a quantidade máxima. 

Mas por que estou trazendo esse assunto aqui?

Bem! Sabemos que hoje em dia nossas crianças estão muito expostas aos aparelhos eletrônicos como o celular, tablet, computador e muitos outros. Tais aparelhos são fontes de informações que nem sempre são boas, como estes dois desafios que mencionei.

Nossas crianças estão sendo desafiadas a fazerem atividades que colocam em risco suas vidas!

Por isso, quero deixar um alerta à você, mamãe:

É SEMPRE IMPORTANTE MONITORAR O QUE SEU FILHO ESTÁ FAZENDO NO CELULAR.

Quando você olha o que seu filho anda fazendo no celular é muito mais fácil orientá-lo,  pois isso possibilita que muitos riscos possam ser evitados. Além disso, manter uma comunicação aberta com as crianças faz toda a diferença também!

Por isso, busque conversar com seu filho sobre tais desafios que acabam surgindo na internet. Procure explicar sobre os riscos que possam haver e explicar sobre a importância de não praticá-los. 

Esse tipo de comunicação não somente é boa para evitar certos perigos, como desenvolve em seu filho um pensamento crítico. Com isso ele conseguirá compreender o porque não pode fazer certas coisas e ainda poderá ensinar outras crianças a se prevenirem.

Então, querida mamãe, saiba que o que você ensina em casa é muito valioso.  E, infelizmente, quando nós não orientamos nossos filhos, damos abertura para que outros o façam e ensinem práticas ruins.

Por isso, vamos ficar alertas nessas práticas de nossos filhos e no que eles andam vendo na internet, ok?!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Categorias
Bio

Profª Esp. Valéria Gomes Ramos

Profª Esp. Valéria Gomes Ramos foi aluna do curso de Formação de Docentes, graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Aconselhamento Cristão Contemporâneo. Possui formação nas áreas que envolvem autismo, especialmente o ABA, cuidado da família, equipe motivada e educação especial. Valéria apresenta experiência há mais de sete anos na área de educação com os mais diversos públicos, atuando diretamente na orientação de pais e professores, técnicas motivacionais e superação de dificuldades de aprendizagem.

Fale Comigo