fbpx

Seu filho não gosta de estudar?

Filho não gosta de estudar

Crianças possuem aptidões, talentos e habilidades diferentes. Entender isso faz diferença para compreender o por que algumas delas não gostam de estudar.

Você já chegou ao ponto de pensar que fez de tudo pelo seu filho e ele não se anima para os estudos? Não gosta de fazer as atividades ou,  até faz, mas não se interessa muito? Para ele, ir para a escola é a pior coisa que existe na vida? Se isso está acontecendo com você, preste bastante atenção nesse post!

Cada um de nós temos necessidades, habilidades e talentos próprios ligados ao que herdamos dos nossos pais, como também, a nossa própria história de vida. Talvez as aptidões de seu filho sejam muito úteis no futuro e, talvez hoje, pouco estão contribuindo para a vida escolar.

Mas o que eu quero dizer com isso, mamãe?

Quero dizer que os primeiros anos da escola estão muito ligados à fase de alfabetização. Então se uma criança tem um ótimo raciocínio matemático, mas não é tão boa em linguagem, por exemplo, logo ela não sairá tão bem nessas atividades quanto uma criança que tem mais habilidade na escrita e na leitura.

É muito importante que os pais entendam que não gostar de estudar não é o problema, mas sim uma consequência.

Olha um exemplo prático para você entender o que eu estou falando. 

Assim como a febre não é a origem da infecção, mas sim um sintoma, as dificuldades na escola  são resultados de algum entrave no processo de aprendizado, que podem ser motivadas por inúmeras causas.

Mas então, o que você, mamãe, pode fazer para ajudar seu filho?

Procure conhecer e saber quais são as maiores habilidades que seu filho têm. Procure perceber se ele se sente seguro e gosta da escola. Procure saber se ele está tendo dificuldades em algum conteúdo ou problemas com colegas de sala.

Faz toda diferença acompanhar de perto o que acontece com seu filho na escola.

Procure motivá-lo! Diga que você sabe o quanto ele é esperto e consegue dar conta das atividades. Elogie sempre e, quando não for tão bem nas atividades, diga algo como: “Hoje foi mais difícil, mas estou orgulhosa por você ter tentado!” 

Mamãe, pense sempre assim: filhos brilhantes chegam ao sucesso através de superações! Nada é fácil, mas criamos filhos com determinação para que superem suas dificuldades.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Categorias
Bio

Profª Esp. Valéria Gomes Ramos

Profª Esp. Valéria Gomes Ramos foi aluna do curso de Formação de Docentes, graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Aconselhamento Cristão Contemporâneo. Possui formação nas áreas que envolvem autismo, especialmente o ABA, cuidado da família, equipe motivada e educação especial. Valéria apresenta experiência há mais de sete anos na área de educação com os mais diversos públicos, atuando diretamente na orientação de pais e professores, técnicas motivacionais e superação de dificuldades de aprendizagem.

Fale Comigo